A dependência de drogas é uma doença muito terrível, mas é tratável.

Através do tratamento em centros de reabilitação de drogas, um viciado pode retornar a uma vida saudável, normal e produtiva. O tratamento em vários centros de reabilitação de drogas é adaptado às necessidades de cada paciente, ainda consiste em medicação geral e terapias comportamentais.

Os medicamentos geralmente ajudam a suprimir Clínica de Reabilitação em João Pessoa os sintomas de abstinência, os efeitos das drogas e o desejo. As terapias comportamentais, no entanto, que incluem aconselhamento, grupos de apoio e psicoterapia, são para fins de longo prazo. Eles ajudam a curar o paciente mentalmente e devolvê-lo à vida normal.

Existem vários tipos de métodos de tratamento de abuso de drogas. Os métodos de curto prazo incluem terapia residencial, terapia medicamentosa e terapia ambulatorial livre de drogas. O tratamento de longo prazo inclui, por exemplo, tratamento ambulatorial de manutenção com metadona para viciados em opiáceos e tratamento comunitário terapêutico residencial.

No método de reabilitação de drogas de manutenção com metadona, o viciado recebe uma dose controlada de cloridrato de metadona, um opiáceo sintético, para interromper os efeitos da droga, especialmente a heroína. Também resulta em um estado mental estável que ajuda a evitar uma recaída.

Outro método de reabilitação de drogas é o tratamento ambulatorial livre de drogas. Não inclui nenhum tipo de medicamento; em vez disso, baseia-se em uma ampla variedade de programas de aconselhamento individual ou em grupo para os pacientes que visitam as clínicas em intervalos regulares. Este método é para aquelas pessoas que são viciadas em outras drogas que não os opiáceos.

As comunidades terapêuticas são programas nos quais os pacientes ficam em uma residência chamada centros de reabilitação por 6 a 12 meses. Esse tipo de tratamento geralmente é adequado para pacientes com um longo histórico de dependência de drogas, atividades criminosas e desempenho social prejudicado. Os pacientes das comunidades terapêuticas são ajudados a retornar ao estilo de vida livre de drogas e crimes.

Embora a dependência de drogas seja tratada com medicamentos e aconselhamento, a espiritualidade e a fé têm um papel igualmente importante na reabilitação de drogas. Essas são as coisas sobre as quais o paciente vai construir sobre os alicerces que ele construiu durante todo o processo de reabilitação de drogas por toda a sua vida. Na reabilitação espiritual e religiosa, os funcionários mais instruídos religiosamente motivam seus pupilos para uma vida positiva vivida nos princípios de sua religião.